Projeto de Residência Artística lançado no Rio




Projeto será destaque em Paraty a partir de janeiro de 2015. 
Lançamento na Feira do Empreendedor, no Rio de Janeiro 





As belezas dos destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro estão entre as atrações da Feira do Empreendedor que o Sebrae/RJ organiza de 27 a 30 de novembro/14, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 12h às 21h, com entrada franca. O Espaço de Turismo da Experiência reúne objetos e personagens que contam a história do Brasil Império. 

Tudo para mostrar o potencial de negócios sustentáveis do Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial, que inclui Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio, Teresópolis, Vale do Café e Visconde de Mauá.







O Projeto “Residência Artística: Mata Atlântica na Estrada Real”, tem o intuito de receber artistas, estudantes de artes e pessoas interessadas no desenvolvimento de pintura, desenho ou colagem, utilizando o papel como principal ferramenta para realização dos trabalhos.


A escolha da Mata Atlântica como “guia” para as produções dos participantes não é por acaso. Ela permeia Paraty, cidade considerada Patrimônio Histórico Cultural e que começou a se destacar no século XVIII, servindo de porto para levar pedras e ouro de Minas Gerais para Portugal. 
Missões Artísticas vindas para o Brasil fizeram com que grandes artistas retratassem as belezas do país, como Debret e suas célebres aquarelas que retratam também a fauna e flora da região. 

Aspectos esses que não param de encantar e até hoje trazem turistas para esse polo de turismo mundial, com deslumbres como o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Serra do Mar.


Vista do litoral a partir da Pedra da Macela, a quase 1.800m de altitude - foto: Thiago Strauss
Vista do litoral a partir da Pedra da MacelaFoto Thiago Strauss - ICMBIO
O atelier onde a Residência será realizada localiza-se na Estrada Real – Caminho do Ouro, um dos roteiros culturais e gastronômicos mais importantes de Paraty e bastante inspirador para os artistas/pessoas interessadas, inclusive do exterior, que irão desenvolver seus trabalhos artísticos nessa área.

As belezas naturais da Mata  Atlântica






 Atelier Varanda 

     

















O projeto Mata Atlântica na Estrada Real terá inscrições abertas a partir de janeiro de 2015. 
As atividades serão realizadas ao longo do ano. 









Mais informações sobre o projeto e como participar podem ser obtidas pelo e-mail: lauroparaty@hotmail.com
Share on Google Plus

Sobre Murilo Boarini

Contém Arte | Lauro Monteiro Filho | Varanda Brasil
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário