Santo André nos Postais Turisticos

Postais comemoram 70 anos do Turismo Social do SESC SP

Por  meio do Sesc Santo André, desenvovli uma série de desenhos e colagens para postais de pontos turisticos em Santo André (SP)


Conjunto de postais que comemoram os 70 anos do Turismo Social do SESC SP
Santo André/SP

No momento de se comemorar os 70 anos do Turismo Social do SESC SP, recebi o convite de encaminhar meu portfólio para apreciação da curadoria do projeto, cuja ligação com a cidade já vem de muitas atividades desenvolvidas, pois foram várias oportunidades de poder estar em Santo André, como orientador de oficinas e  workshops, um dos mais importantes foi  compartilhado com o arquiteto  e ilustrador português André Baptista, correspondente português do Urban Sketchers Brasil, onde, na oportunidade demos o primeiro passo em formatar o grupo de  Urban Sketchers de Santo André, em 2016 e muito atuante nos dias de hoje.

Casa da Palavra - Santo André/SP
Parque Ipiranguinha- Sede da Banca Lira
 Santo André/SP


A cada vez que estou em Santo André, seja por qualquer motivo, aproveito para desenhar e olhar para a cidade com um olhar do visitante atento e maravilhado: uma cidade que me cativou, não apenas pelo seu belo conjunto de edifícios históricos, de arquitetura secular ou contemporânea, mas pelos seus belíssimos parques, bairros de casas simples que contam muitas histórias e, evidentemente, a vila histórica de Paranapiaca, uma pérola em meio a agitação das vias nervosas de Santo André.

Estação de Paranapiacaba
 Santo André/SP

Preparei 12 trabalhos. Nos dias que fiquei na cidade, pude rever locais que já conhecia e já havia desenhado em outras ocasiões, assim como outros lugares que foram apresentados. Nestes locais, durante  minha estada na cidade, pude desenvolver vários sketches, produzindo uma série de desenhos rápidos, anotações, endereços, histórias...falei,  anonimamente com pessoas que passavam pelos locais, abordando-as com perguntas e interesses. São estas abordagens que faz com que o desenho cresça e dá personalidade  à obra.
Figueira do Parque Celso Daniel
Santo André-SP

Vila Metarurgica - Ypiranguinha
Santo André- SP


Levei estes inúmeros sketchs para meu ateliê em Paraty, onde pude produzir os postais, utilizando uma série de recursos gráficos, colagem, aquarela, enfim... foi o momento da criação, intenso e emocionante.

SESC Santo André-SP
Santo André- SP

Sesc Santo André-
Santo André- SP

Durante o período de investigação e pesquisa de  vários pontos turísticos, a equipe do SESC já havia me orientado quais pontos seriam de interesse, contudo, deram-me liberdade para escolher outros tantos que eu pudesse desenvolver estas pesquisas gráfica. E nos dias que fiquei em Santo André, procurei os melhores e mais interessantes ângulos dos locais, descobri outros tantos...e a minha vontade era de desenhar muitos...a cada olhar um desenho. Adorei caminhar e desenhar na Quermesse na Praça do Carmo. Os parques então,  são maravilhosos, pude caminhar  e desenhar por muitos...e achei interessante o numero de pessoas que aproveitam  para interagir com estas áreas de lazer, para caminhadas, passeios ao ar livre....


Igreja Nossa Senhora do Carmo- Santo André-SP

Calçadão- Escultura de Saciloto
Santo André - SP

Museu da Cidade - (Antigo Grupo Escolar)
 Santo André-SP

Concha Acústica na Praç do Carmo,
Santo André-SP

Paço Municipal e  escultura de Tomie Otake
Santo André-SP





Mapa Turístico 






Imprensa




Share on Google Plus

Sobre lauro monteiro

Contém Arte | Lauro Monteiro Filho | Varanda Brasil
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário